#processo - 4 - Intervenção Urbana: "Metonímia... A mão que afaga, apedreja"


Foto: Flaw Mendes



Você sabe qual é o nome da Praça do Giradouro do Viaduto em Campina Grande? Essa questão está sem resposta na cabeça de muita gente. E esse questionamento foi o que motivou o artista plástico, Flaw Mendes, a criar uma Intervenção Artística bem no centro da Praça.

A intervenção acontecerá sob o Viaduto Elpídio de Almeida, o artista realizará sua ação, intitulada "Metonímia... A mão que afaga, apedreja", na praça conhecida como "Praça do Giradouro do Viaduto”, e abordará questões que transitam entre patrimônio, meio ambiente e a relação da sociedade com o bem público, propondo-se a promover uma ampla reflexão.

Neste trabalho a relação arte/apreciador é levemente deslocada, o normal em uma exposição é levar o observador a entender e/ou sentir a obra, neste caso o indivíduo terá um contato com o conceito maior da obra, sem que se faça necessário entendê-lo. Ou seja, a prioridade não se concentra na informação que o observador venha a adquirir, e sim o seu contato, mesmo que inconsciente, com a memória do lugar.

A Intervenção tem um caráter efêmero e acontecerá sob o Viaduto Elpídio de Almeida a partir desta sexta-feira (27), podendo se prolongar por 2 ou 4 dias. A mesma proposta foi selecionada para participar da 6ª Bienal do Esquisito realizada pelo Museu Olho Latino, que acontece partir do dia 05 de maio de 2012, no Centro de Convenções “Victor Brecheret”, em Atibaia (SP).  O evento é uma grande mostra de arte contemporânea, e reunirá obras das mais variadas técnicas, exibirá vídeo-arte e contará também com a apresentação de performances de vários artistas. Entre no site da Bienal para ter mais informações. http://www.olholatino.com.br/site/

Simulação da Intervenção - Flaw Mendes